Joana Antide Thouret

A Congregação das Irmãs da Caridade de Besançon pertence à tradição Vicentina. Sua Fundadora foi Filha da Caridade.

Joana Antide Thouret nasceu em 17 de novembro de 1765, em Sancey-le-Long, França.
  
Aos 22 anos, Joana ingressou na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, congregação que une oração e serviço aos pobres
  
Durante a Revolução Francesa, todas as Filhas da Caridade da França foram espalhadas e tiveram que voltar para suas casas. Joana procura unir-se a outros grupos de religiosas, mas, nenhum deles satisfaz suas aspirações.
  
Em 11 de avril de 1799, começa então uma pequena Escola e uma cantina para os pobres de Besançon. Desenvolve-se logo uma Comunidade e várias casas são fundadas na França.

Em 1810, o rei de Nápoles lhe faz um apelo.  Joana parte para esta cidade com algumas Irmãs a fim de começar as fundações na Itália.


Em 24 de agosto, Joana falece em Nápoles.

A Comunidade conta agora com 4.000 Irmãs espalhadas pelos cinco continentes, trabalhando numa grande variedade de serviços dedicados aos pobres. A vida de Comunidade, a Eucaristia e o Mistério Pascal são, ainda hoje, como o foram para Joana, os elementos chaves de sua vida.

Joana Antide Thouret foi beatificada pelo Papa Pio XI, em 23 de maio de 1926, e canonizada no dia 14 de janeiro de 1934.

Para maiores informações: (link to: http://www.suoredellacarita.org/)